CAF anuncia programas para ampliar o fluxo de investimentos e empreendimentos conjuntos entre América Latina - España e Portugal

CÁDIZ, España, 20 de novembro de 2012 /PRNewswire/ -- Durante a Cúpula Ibero-Americana realizada em Cádiz, Enrique García, presidente executivo da CAF -banco de desenvolvimento da América Latina- anunciou os programas da Instituição projetados para ampliar o fluxo de investimentos entre a Europa e a América Latina, assim como da América Latina para a Península Ibérica e a Europa em geral.

"A CAF coloca à disposição um programa de 1 bilhão de dólares que vai incluir a duplicação das linhas de crédito existentes para os bancos ibéricos; uma nova linha de financiamento direto para o Instituto de Crédito Oficial da Espanha (ICO) para o apoio às pequenas e médias empresas através de diversos instrumentos, empréstimos e garantias e a criação de um Fundo, junto com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) para o fortalecimento das capacitações e inovação para melhorar a competitividade das pequenas e médias empresas", afirmou García.

"O propósito do Programa é ampliar o apoio aos bancos espanhóis e portugueses assim como o setor das pequenas e médias empresas que realizam negócios na América Latina, incluindo as empresas latino-americanas que desejam ampliar suas operações na Península Ibérica e no resto da Europa. Quer dizer, um programa em ambos sentidos", acrescentou o titular da CAF.

A CAF também oferecerá seu apoio, através da cooperação técnica não reembolsável, para diversos programas de empreendimento conjunto entre a América Latina e a Península Ibérica como, por exemplo, estudos de formação e fortalecimento de clusters ibero-americanos, um programa de intercâmbio de talentos entre Espanha e Portugal e a região; e um programa de promoção de investimentos de Multi-latinas na Península Ibérica, de modo que se convertam em Multi-ibero-americanas.

O anúncio do presidente executivo da CAF foi realizado durante o encontro empresarial da Cúpula Ibero-Americana de Cádiz, em uma palestra da qual participou com o Ministro de Relações Exteriores da Espanha e com os responsáveis por SEGIB, BID, CEPAL e OCDE.

A CAF –banco de desenvolvimento da América Latina- tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional mediante operações de crédito e apoio na estruturação técnica e financeira de projetos do setor público e privado, entre outros serviços financeiros especializados. Criado em 1970 e composto atualmente por 18 países – 16 da América Latina e Caribe, junto com Espanha e Portugal- e por 14 bancos privados, CAF é uma das fontes principais de crédito multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região. Mais informação em www.caf.com.

SOURCE CAF

RELATED LINKS